top of page
Buscar

Curitiba não é a capital menos desigual do Brasil

Estudo do Instituto Cidades Sustentáveis sobre desigualdade entre as capitais é interpretado equivocadamente e leva a divulgação generalizada de informação falsa



No dia 26/03/2024 foi lançado o estudo "Mapa da Desigualdades entre as Capitais Brasileirias", realizado pelo Instituto Cidades Sustentáveis (em conjunto à Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis).


No estudo, são utilizados 40 indicadores relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) para comparar as capitais em cada indicador e num panorama geral.



O propósito do estudo era demonstrar a desigualdade entre as capitais e regiões do país e não apontar qual capital era mais ou menos desigual que as outras. Ou seja, não foram medidas no estudo as desigualdades internas das capitais.


O que foi medido foi o desempenho para cada 1 dos 40 indicadores, e depois foi feito um panorama do desempenho geral. Neste desempenho geral dos 40 indicadores, Curitiba ficou com a melhor pontuação, como demonstrado na imagem abaixo:



Sendo assim, Curitiba é a cidade melhor rankeada na classificação geral dos 40 indicadores agregados.


Isso não torna Curitiba a capital menos desigual porque o que está sendo avaliado é a desigualdade entre as capitais e não dentro de cada capital.


Para exemplificar, pensemos que uma capital tivesse 10 bairros. O bairro central dessa capital concentra uma imensidão de recursos e infraestrutura. Os outros 9 bairros são todos precários. A média dos 10 bairros talvez seja alta porque o bairro central eleva a média geral do município. Mas na relação entre o bairro central e os demais bairros, existe uma gigante desigualdade.


O mais próximo que o estudo chega de mensurar a desigualdade interna é no caso de 1 dos 40 indicadores, o de Coeficiente de Gini de 2021, sobre distribuição de renda domiciliar per capita, onde Curitiba ocupa a 3ª colocação.



Interessante aqui que Teresina é a capital que está em 1º lugar para este indicador do Gini. Entretanto, no desempenho geral, Teresina está em 14º lugar.


Dessa forma, segundo o conteúdo do estudo, Teresina pode ser chamada de capital brasileira com menor desigualdade de renda segundo o Coeficiente de Gini. Mas ela também é a 14ª capital brasileira na classificação geral dos 40 indicadores agregados.


Isso explicita que a desigualdade interna de um território por si só não significa alto grau de bem estar e garantia de dignidade e direitos fundamentais.


Além disso, o estudo explora apenas os dados das capitais e não de suas regiões metropolitanas, que muitas vezes são onde muitas dimensões das desigualdades estão.


Infelizmente, após o lançamento do estudo, veículos de comunicação públicos e privados interpretaram o conteúdo de forma equivocada.


Estes veículos provavelmente viram Curitiba na 1ª colocação geral de um estudo chamado "Mapa da Desigualdade entre Capitais" e concluíram que Curitiba era a capital menos desigual ou mais igualitária do Brasil. Abaixo seguem alguns dos exemplos dos veículos que propagaram a interpretação equivocada, gerando um notícia falsa: Prefeitura de Curitiba - Governo do Estado do Paraná - Folha de São Paulo - Jornal Nexo -



No mesmo dia do lançamento, a Kurytiba Metropole conseguiu entrar em contato com um representante do Instituto Cidades Sustentáveis que confirmou que a primeira colocação geral do estudo não significa que aquela era a capital mais igualitária do país.


A impressão que fica é que um dos veículos elaborou um primeiro artigo e o veiculou. Após esse momento inicial, todos os outros veículos, sem checar se a manchete e o conteúdo da notícia estavam de acordo com os resultados do estudo, publicaram versões extremamente similares ou idênticas.


Poder falar que seu município é a capital mais igualitária ou menos desigual do país é um ganho político bastante significativo.

Muitos dos cidadãos que consumiram esta notífica inverídica devem ter absorvido tal informação como verdadeira, distorcendo sua percepção da realidade e do estudo, e gerando um crédito indevido para a atual administração num ano de eleição municipal.


E não era necessário nada disso. O estudo já colocava Curitiba como a 3ª melhor capital em termos de desigualdade de renda pelo Coeficiente de Gini e a melhor capital (não a menos desigual) em termos dos 40 indicadores agregados. Isso já é crédito suficiente para a cidade, apesar de seus atuais e preocupantes desafios.


Em reunião recente da rede Ação Brasileira pelo Combate às Desigualdades (ABCD), da qual a Kurytiba Metropole integra, reconfirmamos com representante do Instituto Cidades Sustentáveis e demais membros da rede que não é possível afirmar que Curitiba é a capital menos desigual do Brasil a partir do estudo.


Dado que a Kurytiba Metropole pesquisa o tema das desigualdades em Curitiba e região e tem publicado mapas das desigualdades para a região, temos o dever institucional e estatutário de corrigir tal informação equivocada no setor público e privado como uma forma de garantir aos cidadãos o direito de receber informações sem vícios.


Para tanto, fizemos um contato com a Corregedoria do Município de Curitiba, mas não obtivemos retorno até o presente momento. Também entramos em contato com alguns representantes do poder público que vieram até nosso evento de lançamento do Mapa das Desigualdades da temática Trabalho no final de março de 2024, mas tais contatos ainda não surtiram frutos.


Seguiremos inicialmente pelas vias administrativas e extrajudiciais, além de acionar as mídias sociais, mas se necessário, exploraremos medidas judiciais para que este equívoco seja sanado e a interpretação correta seja disponibilizada para os cidadãos pelos veículos que erraram, em forma de errata.


Caso contrário, para o poder público estaria aberto um precedente para que se ganhe crédito por fatos que não são reais. Já para os veículso de comunicação, publicar informações sabidamente inverídicas vai totalmente contra a ética da profissão.


O estudo completo do Instituto Cidades Sustentáveis pode ser acessado pelo link: https://institutocidadessustentaveis.shinyapps.io/mapadesigualdadecapitais


Equipe Kurytiba Metropole




51 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page