top of page
Buscar

Panorama Geral do Plano de Governo de Curitiba

Atualizado: 14 de set. de 2021

O que é o Plano de Governo de Curitiba?


O Plano de Governo é formado por uma série de programas desenvolvidos pela gestão atual da Prefeitura Municipal de Curitiba que “direciona o esforço da Prefeitura Municipal de Curitiba para consolidar os avanços conquistados e elevar a cidade a um novo patamar de desenvolvimento”.


Ou, na nossa interpretação, são documentos criados pela Prefeitura para nortear suas ações.



Como em Curitiba aconteceu uma reeleição entre a última gestão e a atual, o Plano de Governo atual segue mais ou menos o mesmo formato, sendo dividido em 3 eixos, 7 programas e vários projetos e produtos.


Eixos com programas:


Eixo Solidariedade


Eixo Sustentabilidade


Eixo Responsabilidade


Para entender o contexto histórico recente deste plano, recomendamos que seja feita uma leitura dos Ciclos de Monitoramento do plano da gestão passada, entre os anos de 2017 e 2020. Nestes ciclos, é possível entender como a Prefeitura organizou e monitorou as ações do plano anterior.


Já para o Plano de Governo atual, além de examinar o plano completo, por programa, recomendamos também olhar o primeiro Ciclo de Monitoramento de 2021, que já traz as informações de forma mais acessível e em gráficos.


Em textos futuros, traremos interpretações mais aprofundadas dos programas, projetos e produtos do Plano de Governo atual e passado, explorando como estas ações estão distribuídas pela cidade e o nível de alinhamento delas com o desenvolvimento sustentável, democrático e equitativo.


Mas nosso intuito neste texto inicial é apenas apresentar o Plano de Governo para você, cidadã e cidadão de Curitiba e região. Você conhecia o Plano de Governo? Você concorda com o que está proposto? O que faria de diferente?




Lembramos também que o Plano de Governo, na nossa interpretação, não substitui o Plano de Metas de Curitiba, instrumento de governança já previsto na lei orgânica municipal e incentivado pelo Programa Cidades Sustentáveis, mas ainda não implementado na nossa cidade.


Vemos que o processo de criação do Plano de Metas apresenta maior inclusão e participação social. E também observamos que um bom Plano de Metas seria muito mais didático e divulgado, para a população poder acompanhar ao longo dos anos.


Isso não anula a utilidade do Plano de Governo atual, que tem um formato mais técnico. Mas nos demonstra que seria ótimo poder ter as duas ferramentas de gestão funcionando para a cidade, uma mais técnica e top-down e outra mais didática e bottom-up.


Existe um projeto de lei, de nossa iniciativa, atualmente tramitando na Câmara Municipal de Curitiba para tentar regulamentar o Plano de Metas e fazer com que ele seja implementado.


Você concorda com a implementação do Plano de Metas em Curitiba? Então escreva para seus vereadores e vereadoras apoiando o projeto de lei do Plano de Metas por email e nas mídias sociais.


Esperamos trazer boas notícias em breve sobre este tema! Fiquem ligados.



154 visualizações0 comentário
bottom of page