Buscar
  • Rafael Gomes de Oliveira

Panorama Geral dos Planos de Governo de Curitiba

O que são os Planos de Governo de Curitiba?


Os Planos de Governo são uma série de documentos desenvolvidos pela gestão atual da Prefeitura Municipal de Curitiba que “direciona o esforço da Prefeitura Municipal de Curitiba para consolidar os avanços conquistados e elevar a cidade a um novo patamar de desenvolvimento”.


Ou, na nossa interpretação, são documentos criados pela Prefeitura para nortear suas ações.



Como em Curitiba aconteceu uma reeleição entre a última gestão e a atual, os Planos de Governo atuais seguem mais ou menos o mesmo formato, sendo divididos em 3 eixos, 7 programas e vários projetos e produtos.


Eixos com programas:


Eixo Solidariedade


Eixo Sustentabilidade


Eixo Responsabilidade


Para entender o contexto histórico recente destes planos, recomendamos que seja feita uma leitura dos Ciclos de Monitoramento dos planos da gestão passada, entre os anos de 2017 e 2020. Nestes ciclos, é possível entender como a Prefeitura organizou e monitorou as ações dos planos anteriores.


Já para os Planos de Governo atuais, além de examinar os planos completos, por programa, recomendamos também olhar o primeiro Ciclo de Monitoramento de 2021, que já traz as informações de forma mais acessível e em gráficos.


Em textos futuros, traremos interpretações mais aprofundadas dos programas, projetos e produtos dos Planos de Governo atuais e passados, explorando como estas ações estão distribuídas pela cidade e o nível de alinhamento delas com o desenvolvimento sustentável, democrático e equitativo.


Mas nosso intuito neste texto inicial é apenas apresentar os Planos de Governo para você, cidadã e cidadão de Curitiba e região. Você conhecia os Planos de Governo? Você concorda com o que está proposto? O que faria de diferente?




Lembramos também que os Planos de Governo, na nossa interpretação, não substituem o Plano de Metas de Curitiba, instrumento de governança já previsto na lei orgânica municipal e incentivado pelo Programa Cidades Sustentáveis, mas ainda não implementado na nossa cidade.


Vemos que o processo de criação do Plano de Metas apresenta maior inclusão e participação social. E também observamos que um bom Plano de Metas seria muito mais didático e divulgado, para a população poder acompanhar ao longo dos anos.


Isso não anula a utilidade dos Planos de Governo, que são mais técnicos. Mas nos demonstra que seria ótimo poder ter as duas ferramentas funcionando para a cidade.


Existe um projeto de lei, de nossa iniciativa, atualmente tramitando na Câmara Municipal de Curitiba para tentar regulamentar o Plano de Metas e fazer com que ele seja implementado.


Você concorda com a implementação do Plano de Metas em Curitiba? Então escreva para seus vereadores e vereadoras apoiando o projeto de lei do Plano de Metas por email e nas mídias sociais.


Esperamos trazer boas notícias em breve sobre este tema! Fiquem ligados.



124 visualizações0 comentário