Conheça um pouco mais sobre

a Kurytiba Metropole

A organização Kurytiba Metropole é inspirada em organizações e movimentos que já atuam em outras cidades brasileiras e fazem parte de uma ampla rede de organizações chamada Rede Cidades por Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis, lançada em Belo Horizonte em 2008.

 

Um dos co-fundadores da Kurytiba Metropole participou entre 2012 e 2019 da Rede Cidades representando Curitiba através de outro movimento social, o Nossa Curitiba, tendo contribuído na revisão e assinatura de sua Carta de Princípios em 2013. Em 2019, o Nossa Curitiba deixou de existir, e outro movimento com o mesmo propósito surgiu, o Curitiba Mais Ação. Após aproximadamente 1 ano de atividade, o Curitiba Mais Ação foi reformulado para ser agora a Kurytiba Metropole.

 

As temáticas de trabalho continuam as mesmas, a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis na região da metrópole de Curitiba. Sendo assim, nós da Kurytiba Metropole, inspirados pela Rede Cidades e pelos desafios e oportunidades presentes em Curitiba e sua Região Metropolitana, nossa casa, nos comprometemos em participar ativamente no seu desenvolvimento sustentável através de ações que envolvem:

 

  • desenvolver, monitorar e divulgar indicadores e metas confiáveis

  • promover a participação, educação e diálogo cívico e cidadão

  • incidir politicamente no planejamento e gestão do território

  • construir articulações colaborativas locais e globais

  • elaborar soluções e tecnologias socioambientais inovadoras

  • implementar projetos e iniciativas que contribuam para a prosperidade sustentável e resiliente da região

 

A Kurytiba Metropole possui três eixos de atuação, sendo eles: 

  • Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida 

  • Democracia Participativa e Inclusiva

  • Equidade e Justiça Social

 

A temática Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida nos dá uma perspectiva sobre como definir, medir e avaliar critérios sobre o bem-estar humano e o desenvolvimento de uma sociedade resiliente, regenerativa, sustentável e em harmonia com o meio ambiente e a biodiversidade.

 

A temática Democracia Participativa e Inclusiva traz a perspectiva da governança territorial compartilhada, diálogo intersetorial coletivo, tomadas de decisões transparentes, educação política e cidadã, entre outras.

 

A temática Equidade e Justiça Social se refere a uma avaliação comparativa entre os cidadãos e grupos, possibilitando a cocriação de uma sociedade mais justa e equitativa no que diz respeito a direitos, deveres, oportunidades e distribuição de recursos para que as necessidades e vontades legítimas dos cidadãos sejam atendidas em um nível de consumo compatível com a sustentabilidade ambiental local e global.

MISSÃO

Desenvolver, monitorar e divulgar indicadores e metas confiáveis; promover a participação, diálogo e educação cidadã; incidir politicamente no planejamento e gestão do território; construir articulações colaborativas locais e globais; elaborar soluções e tecnologias socioambientais inovadoras; e implementar projetos e iniciativas que contribuam para a prosperidade sustentável e resiliente da região.

VISÃO

Transformar Curitiba em uma metrópole sustentável, democrática, justa e com um alto índice de qualidade de vida para todos que nela habitam.

PRINCÍPIOS

  • Pacifismo

 

  • Transparência e Integridade

 

  • Empatia e Diversidade

  • Cooperação e Responsabilidade Compartilhada

 

  • Pragmatismo e Efetividade

 

  • Inovação e Imaginação

DOCUMENTOS FUNDAMENTAIS

Estes são alguns dos documentos que fundamentam e guiam nosso trabalho na organização e foram divididos em categorias que dialogam com nossa a forma de atuar.

Direitos e Deveres Humanos

Desenvolvimento Sustentável

Legislação Local

Sociedade Civil

EQUIPE

WhatsApp%20Image%202021-03-24%20at%2012.

Rafael Oliveira

Rafael Oliveira, originalmente de Foz do Iguaçu, é pós-graduado em Empreendedorismo e Negócios Sociais pela FAE Business School e graduado em Engenharia Civil pela Universidade do Texas (UTA). Após finalizar o ensino médio em Curitiba, foi para os EUA com uma bolsa de estudos para jogar tênis e estudar engenharia. Durante seu período universitário, desenvolveu habilidades de liderança sendo presidente do grupo estudantil de engenheiros civis. Em seguida, foi trabalhar em uma das mais conceituadas empresas de engenharia estrutural do mundo, a Thornton Tomasetti, em Chicago, onde também fundou o grupo de profissionais jovens do Conselho de Edifícios Altos e Habitats Urbanos (CTBUH). Com a Thornton, trabalhou também em São Paulo e na Nova Zelândia, nas áreas de análise, projeto e perícia estrutural. Fora do campo da engenharia, sua experiência inclui atividades nos campos da cultura e do ativismo comunitário, como organizador de um baile e comunidade de tango em São Paulo, conselheiro de governança da organização de empreendedores Sandbox, participante ativo da Rede Cidades, e secretário do comitê temático Cidade da Educação e do Conhecimento da iniciativa Curitiba 2035. Hoje está focado em liderar o Kurytiba Metropole como Diretor Executivo na construção de uma cidade e metrópole mais justa, democrática e sustentável.

  • Grey LinkedIn Icon

Diretor Executivo

Conselho Deliberativo

Busto%20At._edited.jpg

Raissa Santos

Nascida e crescida em Curitiba, Paraná, Raissa Santos, é pós graduada em Empreendedorismo e Negócios Sociais pela FAE Business School, Certificada como Gestora de Projetos Sociais pela APMG International, Formada em Gestão Financeira pela Faculdades Opet e Formada em Ballet Clássico pela Escola de Dança Teatro Guaíra. Possui experiência com setor privado e com o setor social, atuando principalmente com Avaliação de Impacto e Análise de práticas e dados ESG, Cultura de Impacto Positivo, Responsabilidade Social Corporativa, Investimento Social Privado, Gestão de Projetos Sociais e Processos Financeiros e Administrativos. Atualmente é participante ativa da iniciativa Curitiba 2035 no comitê de Desenvolvimente Ecônomico, entre outros movimentos e projetos.

Apaixonada por impacto positivo e por pessoas, está em constante busca por evolução e por conhecimento, devido a tantos alinhamento uniu-se ao Kurytiba Metropole e hoje está liderando a organização como Diretoria Administrativa.

  • Grey LinkedIn Icon

Diretora Administrativa

Conselho Deliberativo

WhatsApp Image 2021-03-24 at 21.18.15.jp

Nascida em Curitiba, Paraná, morou a maior parte da sua vida aqui, com exceção de um período em que morou e trabalhou em São Paulo, capital. É formada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e atualmente cursa Pós Graduação em Engenharia de Negócios pela FAE Business School. Desenvolveu carreira no setor privado em Recursos Humanos tendo atuado em empresas como BRF, Grupo Boticário, Whilrpool e PageGroup. Nessas empresas conduziu processos de recrutamento em diferentes níveis, participou de projetos de reestruturação de Desenvolvimento Organizacional, bem como liderou programas de desenvolvimento e aceleração de carreira. Atualmente lidera a área de Atração e Seleção na Ibema Papel Cartão, além de atuar como Head de Conteúdo free lancer na Escola Conquer, desenvolvendo e ministrando aulas em temas de Atração e Desenvolvimento.

 

Apaixonada por pessoas e com o desejo de fazer parte de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável, uniu-se ao Kurytiba Metropole como a primeira voluntária da organização.

Marilise Oliveira

  • Grey LinkedIn Icon

Voluntária

Conselho Deliberativo

PARCEIROS & REDES

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.