top of page
Buscar

O Pacto pela Democracia e as Eleições de 2022

Que ações podemos tomar para garantir um processo eleitoral justo e transparente em 2022?


A Kurytiba Metropole decidiu integrar a rede Pacto pela Democracia por acreditar na proposta desta iniciativa de defesa e aprimoramento da vida política e democrática no Brasil. Apesar de nosso trabalho ter um foco local em Curitiba e região metropolitana, é impossível negar a necessidade de estarmos presentes em redes regionais, nacionais e até internacionais, já que o mundo é interconectado e decisões em esferas mais abrangentes tem impacto direto na vida local.


Durante 2021, conseguimos participar de várias campanhas e iniciativas com outras organizações do Pacto pela Democracia como a Freio na Reforma (para desacelerar a aprovação da reforma eleitoral, que na opinião da rede ainda precisava de mais revisões e participação da sociedade), a Só Acredito Vendo (em defesa da transparência dos incentivos fiscais concedidos pelo governo federal), e a O Espaço Cívico é o Nosso Espaço (uma agenda que traz um conjunto de propostas para a defesa ativa e a promoção do espaço cívico pelas pessoas).


E agora em 2022, temos como rede dois objetivos primários em comum:

  1. Garantir a realização de eleições livres, íntegras e pacíficas, com respeito absoluto às regras do jogo e a seus resultados;

  2. Promover a valorização da democracia junto ao eleitorado brasileiro.


Para atingir os objetivos acima, teremos estratégias preventivas (zelar pelo bom desenvolvimento das eleições e pela normalidade do processo) e de gerenciamento de crise (impedir que quaisquer ações de caráter antidemocrático sejam bem-sucedidas). Em cada uma destas estratégias entrarão ações que estão atualmente sendo definidas pelos membros do Pacto.


Esperamos assim, através destas estratégias, ações e trabalhos, com uma rede ativa e fortalecida, poder garantir a proteção deste aspecto tão importante da democracia brasileira.


Além das ações em rede voltadas para o processo eleitoral, a Kurytiba Metropole também está desenvolvendo algumas outras iniciativas relacionadas ao tema Democracia como: um curso para educação em democracia participativa, um fórum online para diálogos sobre a cidade, uma plataforma virtual para aproximar o cidadão de seus representantes políticos e a transformação dos diários oficiais municipais (Curitiba) em formato de dados abertos.


Você tem interesse em apoiar ou participar de algum dos processos e iniciativas acima? Considere realizar uma doação para nossa organização ou entrar em contato conosco para pensarmos formas de colaboração.


Seguiremos enviando atualizações deste processos ao longo do ano!


Equipe Kurytiba Metropole








22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page