top of page
Buscar

Vitória na Campanha "Freio na Reforma"!

Durante as últimas semanas, estava sendo analisada no Congresso Nacional uma proposta bem extensa de um novo código eleitoral. Para ser válido nas eleições de 2022, era necessária uma aprovação do projeto antes do dia 02 de outubro.


Nós, da Kurytiba Metropole, integramos uma rede nacional chamada Pacto pela Democracia e, através de participantes desta rede, se iniciou uma campanha para questionar o conteúdo da reforma eleitoral proposta, tendo em vista que as mudanças eram muitas, traziam certos retrocessos para a democracia, e não haviam sido debatidas o suficiente com a sociedade. A campanha era a "Freio na Reforma" e a Kurytiba Metropole participou através de diálogos de articulação e divulgação dos conteúdos produzidos.


Resumindo o desfecho da história, foi decidido pelo Senado na semana passada não votar a proposta de reforma do código eleitoral antes da data limite e, sendo assim, será possível um debate mais aprofundado sobre todos os pontos do texto.


É praticamente impossível saber o quanto a campanha "Freio na Reforma" e seus diversos atores e articulações influenciaram este processo. Mas seguramente foi uma contribuição necessária e importante para essa construção.



Assim como fizemos na campanha "Freio na Reforma", a Kurytiba Metropole seguirá participando de, assinando, contribuindo com e apoiando campanhas no nível local, regional e internacional que contribuam para a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.


Nem todas as campanhas são vitórias. Mas é ótimo poder fortalecer redes com propósitos alinhados aos nossos, amplificando a potência de transformações positivas nos diversos territórios.


Comemoramos essa conquista e já estamos nos organizando para participar de mais processos que defendam nossa democracia e espaço cívico.


Equipe Kurytiba Metropole

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page